FINALIDADE

Na indústria de informação contemporânea, os videoclips desenvolveram uma estética e uma linguagem muito particulares no âmbito da comunicação online, através do Vimeo ou do YouTube. Ao surgirem como uma forma narrativa de decisão rápida, os produtos que se enquadram nesta nova abordagem audiovisual estão de acordo com as regras da chamada «Estética Videoclip»; um conceito caraterizado por uma montagem fragmentada e acelerada, com planos curtos e justapostos, numa estrutura não-linear que persegue a multiplicidade visual, cada vez mais rica em referências culturais e, muitas vezes, diluídas numa forte carga emocional. É precisamente o método em que se baseia essa estética que vamos desenvolver no atelier em Pós-produção de Vídeo Digital. Uma espécie de “abordagem reciclada” fundamental para repórteres ou realizadores, mas também para designers, músicos e/ou youtubers.

DESTINATÁRIOS

Público em geral, preferencialmente, com experiência profissional e/ou formação anterior compatível com os objetivos do curso, a selecionar mediante análise curricular.

PROGRAMA

100 H

Pós-produção vídeo digital – tratamento de imagem (UFCD 9374 do C.N.Q. – 50 h)
Critérios de análise, de otimização e de tratamento de imagem
Alterações de regiões de imagem

Pós-produção áudio para imagem (UFCD 9340 do C.N.Q. – 50 h)
Protocolos, sincronismos e ligações
Edição e mistura de som para imagem
Linguagem audiovisual
Sonorização
Processamento surround
Mistura surround
Dobragem

TAXA DE FREQUÊNCIA

200 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt