FINALIDADE

O WordPress é hoje uma excelente alternativa para os projetos e meios de comunicação social que necessitam de uma plataforma de portal de informação, com um visual moderno, responsivo e com funcionalides de gestão avançadas.

Ao contrário das soluções proprietárias, que exigiam um custo elevado de entrada e no suporte, o WordPress oferece soluções para portais de informação a um custo acessível e com um enorme potencial ao nível do layout, da gestão e das funcionalidades.

A nível visual, o portfólio de temas disponíveis no WordPress já conta com layouts de grande qualidade estética, funcional e de gestão. E nas funcionalidades, já é possível integrar ferramentas profissionais para a gestão de publicidade, optimização dos conteúdos para os motores de busca (SEO), monitorização de audiências (Analytics), entre muitos outras.

A proposta desta ação de formação visa precisamente dar a conhecer o potencial do WordPress como plataforma para portais de informação online, sobretudo a responsáveis e profissionais de meios de comunicação de menor dimensão ou a jornalistas que querem arriscar no seu próprio projecto de informação.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– Meios regionais e locais, freelancers e jornalistas empreendedores
– Responsáveis, profissionais e jornalistas de meios de comunicação social de menor dimensão (local, regional ou temático) que desejam desenvolver ou reformular o seu portal de informação;
– Responsáveis e profissionais de entidades que querem enriquecer a sua informação institucional com um portal de informação;
– Jornalistas que querem arriscar no seu projecto de informação online.

PROGRAMA

25 H

1. Introdução ao WordPress
– O WordPress como plataforma de gestão de conteúdos
– Características e requisitos técnicos
– Instalação e configuração do WordPress

2. O Backoffice do WordPress
– Introdução ao ambiente de admnistração do WordPress
– Configurações globais
– Gestão de utilizadores, conteúdos e media

3. Temas para portais de informação
– Identificação de temas para portais de informação
– Instalação, configuração e funcionalidades

4. Funcionalidades para portais de informação
– Gestão de publicidade
– Newsletters
– Optimização para motores de busca (SEO)
– Monitorização de audiências (Analytics)

OBJETIVOS GERAIS

Aprofundar o potencial do WordPress como plataforma para portais de informação online. No final do curso, os formandos deverão ter todas as condições de:
– Conhecer as características e requisitos técnicos do WordPress;
– Conduzir todo o processo de instalação e configuração do WordPress;
– Identificar e configurar temas e funcionalidades para portais de informação
– Administrar, configurar e publicar um portal de informação em WordPress.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala e em laboratório, assente numa organização sequencial lógica, funcional.
Nas sessões teórico-práticas, recurso aos métodos:
– Expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo, case-study e análise crítica de trabalhos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

25h

TAXA DE FREQUÊNCIA

50€