FINALIDADE

Já pensou em ter um projecto online? Quer desenvolver um portal de informação? Tem uma ideia para uma loja online? Precisa de uma plataforma para o seu site institucional ou portfólio?

Estruturado para os jornalistas que querem materializar um projeto online, esta ação de formação propõe um ambiente de desenvolvimento web que dará ao formando todas as condições para estruturar, implementar e colocar online o seu site institucional, loja, portfólio ou portal informativo.

Tirando partido dos conhecimentos adquiridos na ação de formação inicial (Produção Multimédia; Desenvolvimento de Sites para Jornalistas; ou outro neste domínio), os formandos terão a oportunidade de amadurecer a ideia, fundamentar a estratégia (negócio, comunicação, público alvo, etc.) e conduzir todo o ciclo de desenvolvimento dedicado ao seu projecto real.

Desde a fase inicial do registo do domínio e contratação de alojamento até à instalação da plataforma, estruturação de conteúdos e lançamento do site online, o formando contará sempre com o acompanhamento especializado de uma equipa de formadores com uma grande experiência no desenvolvimento e gestão de projetos online.

O desenvolvimento de cada projeto será baseado numa das plataformas de gestão de conteúdos online mais popular: WordPress.

No final, o formando sairá desta ação de formação com o seu site online inteiramente funcional e pronto para conquistar a sua audiência.

PRÉ-REQUISITOS

– Conclusão positiva de uma das ações de formação inicial com a componente de desenvolvimento Web (Produção Multimédia ou Desenvolvimento de Sites) ou, em alternativa, comprovados conhecimentos básicos numa das plataformas;
– Apresentação de proposta do projeto a desenvolver (ficha de projeto);
– Domínio registado (ou compromisso de o registar no início da formação);
– Alojamento contratado (ou compromisso de o contratar no início da formação).

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com uma longa experiência, a colaborar com meios de comunicação social, que desejam aprofundar os seus conhecimentos em tecnologias Internet e ambientes de gestão de conteúdos online;
– jornalistas mais jovens que querem acrescentar às suas competências conhecimentos especializados em tecnologias Internet, com destaque para a gestão e publicação de conteúdos online;
– jornalistas que querem arriscar em projetos online, pessoais ou em grupo, e desejam conhecer as opções disponíveis, conduzir todo o ciclo de instalação e dominar os processos de administração e publicação.

PROGRAMA

50 H

Definição do projeto
Estratégia e negócio
Layout e funcionalidades
Conteúdos
Desenvolvimento do projeto
Apresentação final do projeto

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão ter:
– Definido o projeto (objetivos, funcionalidades, conteúdos, etc.);
– Desenvolvido a estratégia de negócio e comunicação;
– Registado o domínio e contratado o alojamento online;
– Conduzido todo o processo de instalação da plataforma;
– Configurado a plataforma (tema, estrutura de conteúdos, funcionalidades, etc;
– Publicado os conteúdos;
– Lançado o projeto online.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional, e online, em sessões síncronas.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo e demonstrativo.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt