FINALIDADE

A visualização de informação é uma necessidade cada vez maior. A complexidade da informação e os seus formatos complexos e as potencialidades dos novos recursos infográficos e multimédia trazem a necessidade e a possibilidade de associar o fator visual aos trabalhos jornalísticos em particular e informativos em geral.

Este curso foi pensado para dar aos seus formandos ferramentas que lhes permitam ir desde a recolha e tratamento de dados e informação, até ao seu desenho e visualização. Focado no jornalismo, mas também na visualização, ele prepara também os formandos para a área do design de comunicação, especificamente, para a infografia. Está desenhado para lhes fornecer as noções necessárias para desenvolver projetos ligados à internet (estático ou multimédia). Para trabalhar o rigor dos gráficos de dados, a associação de ideias da iconografia, a estrutura hierárquica sólida de um diagrama ou simplesmente a ajuda na localização espacial ou temporal dos mapas e cronologias.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de dois tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência que estão há diversos anos a colaborar com publicações e sentem necessidade de aumentar os seus conhecimentos;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento para os quais se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.

PROGRAMA

100 H

Jornalismo e Dados
Deontologia e Legislação
Dados Abertos e Fontes
Técnicas de Recolha de Dados
Tratamento de Dados
Ferramentas de Visualização de Dados
Ferramentas de Visualização Online
Infografia
Elementos Gráficos
Infografia Animada
Projeto Final

OBJETIVOS GERAIS

– Dar a conhecer os princípios básicos do jornalismo de dados, mostrando a importância do storytelling e da forma como os dados são visualizados, bem como algumas ferramentas importantes para ser bem-sucedido no trabalho;
– Compreender o uso da infografia enquanto ferramenta de simplificação da informação;
– Adquirir conhecimentos para elaborar boas infografias tendo em conta o suporte pretendido (papel e/ou online).

TAXA DE FREQUÊNCIA

200 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional.
Nas sessões teórico-práticas recurso aos métodos: Expositivo (participado, interrogativo, demonstrativo, case-study.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing. Análise crítica de trabalhos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

100h

TAXA DE FREQUÊNCIA

200€