FINALIDADE

O workshop de Jornalismo Empreendedor pretende preparar profissionais e candidatos a jornalista para trabalhar como “jornalistas empreendedores” em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo.

O principal foco do workshop é o processo de criação de empreendimentos jornalísticos inovadores para o ecossistema de média emergente criado pela Revolução Digital. Serão abordados o impacto das tecnologias digitais na indústria jornalística, tanto no lado da produção quanto no lado do consumo. Especial atenção será dada às mudanças nos modelos de negócio e de distribuição. Através de estudo de casos mais relevantes, serão dissecadas iniciativas jornalísticas digitais inovadoras.

DESTINATÁRIOS

Profissionais e candidatos a jornalista.

PROGRAMA

25 H

O novo ecossistema dos media na Era Pós-Industrial
A rutura dos modelos de media da Era Industrial
O jornalista empreendedor: reinventar o jornalismo
A cultura das startup tecnológicas e sua importância para o jornalismo
Da ideia inicial à startup: o desenvolvimento de um projeto
Elevator pitch: como apresentar um projeto
Sete passos para o jornalismo empreendedor, segundo Jeremy Caplan
Princípios do Design Thinking: inspiração, ideação e implementação
Business Model Generation: a elaboração de canvas para modelos de negócio

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Identificar o que é o jornalismo empreendedor;
– Descrever os problemas do jornalismo atual;
– Explicar o novo ecossistema dos média;
– Avaliar o empreendedorismo no jornalismo;
– Avaliar a inovação de um projeto jornalístico;
– Desenvolver um projeto jornalístico;
– Desenvolver a apresentação de um projeto;
– Identificar os princípios do Design Thinking;
– Desenvolver canvas para modelos de negócio.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre, numa primeira fase, em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui um trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

25h

TAXA DE FREQUÊNCIA

50€