FINALIDADE

A gestão de comunidades online (em Redes Sociais) é um grande desafio.
Apesar da simplicidade das ferramentas e facilidade com que se comunica, surgem várias questões que devem ser respondidas por um verdadeiro gestor de comunidades:
– Vale a pena estarmos neste canal (rede social)?
– Estamos dispostos a pagar o preço da transparência?
– Qual a melhor forma de responder a um fã/leitor e de manter a coerência?
– O que devemos partilhar com os nossos fãs/leitores, quando e como?
– Como monitorizar e analisar o feedback de forma a sermos mais proativos?

Responder de forma correta às perguntas anteriores e identificar as principais ferramentas para o fazer.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais se, justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.
– jornalistas que possuem ou gerem páginas/perfis em Redes Sociais.

PROGRAMA

25 H

Comunidades
– O que é uma comunidade online;
– Porque queremos estar nas Redes Sociais;
– Qual é o preço que estamos dispostos a pagar;
– Exemplos e boas práticas;
– Discussão de boas práticas

Partilhar
– Definir canais de comunicação e ferramentas;
– Criar plano de publicações;
– Monitorizar e analisar feedback;
– Exemplos e boas práticas;
– Discussão de boas práticas

Gerir
– Quais as métricas a ter em conta;
– Conclusões e ação;
– Exemplos e boas práticas;
– Discussão de boas práticas

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Responder oralmente, de forma correta, o que é uma comunidade online;
– Criar, de forma correta, objetivos de comunicação em Redes Sociais;
– Analisar e concluir oralmente, de forma correta, respostas a fãs/leitores, de acordo com políticas de resposta definidas anteriormente por escrito;
– Planear e monitorizar de forma correta o feedback dos fãs/leitores;
– Analisar e agir corretamente sobre resultados obtidos através de métricas definidas.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo, case-study.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

25h

TAXA DE FREQUÊNCIA

50€