FINALIDADE

Conferir competências no âmbito da captura, edição e publicação de fotografias e vídeo, usando o Smartphone como dispositivo principal.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos;
– jornalistas que necessitam de usar o Smartphone para fotografar e partilhar imagens no âmbito da sua publicação imediata ou diferida em meios de comunicação social.

NOTA: cada formando deve possuir um Smartphone, sistema operativo Android ou iOS, com possibilidade de instalar aplicações, algumas das quais pagas.

PROGRAMA

32 H

Capturar imagens
– Características dos sensores usados em Smartphones
– Como olhar e compor imagens
– Configuração dos dispositivos
– Descarga e instalação das aplicações recomendadas
– Fotografar e filmar com Smartphones – fotometria, exposição, foco e zoom
– Erros a evitar, para conseguir boas imagens
– Prática de captura de fotografias e vídeos com Smartphones

Editar imagens
– Aplicações técnicas e aplicações criativas
– Descarga e instalação das aplicações recomendadas
– Prática de edição de fotografias e vídeos com Smartphones

Partilhar imagens
– Redimensionar imagens
– Como anexar imagens
– Como transferir imagens

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão estar aptos a registar fotografias e vídeos com o seu Smartphone, resolver problemas técnicos das mesmas, editar e partilhar as suas imagens, diretamente a partir do seu dispositivo móvel.

TAXA DE FREQUÊNCIA

70 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre, numa primeira fase, em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui uma saída para exteriores, que pode ocorrer fora do horário regular das aulas, a acordar com os formandos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

32h

TAXA DE FREQUÊNCIA

70€