FINALIDADE

Preparar os formandos para as exigências que os novos suportes da comunicação vêm colocar. A Internet desenha-se como um meio no qual todos os órgãos relevantes, a nível local e global, estão presentes. Sendo um novo suporte, a rede introduziu uma nova linguagem, como aconteceu, no passado, com a rádio e a televisão. Portanto, a Internet continuará a desenvolver-se como meio de informação distinto dos «mass media» convencionais.

Este curso procurará formar profissionais para este novo ambiente de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar as especificidades desta rede social, nomeadamente a otimizar a presença orgânica e patrocinada de forma a promover o seu nome, o seu trabalho ou um meio de comunicação onde colaborem.
Procurando ainda dar ao formando uma visão tão ampla quanto possível da diversidade das redes sociais, o curso contempla ainda a divulgação de ferramentas externas à rede social, mas que se revelam úteis na prossecução do trabalho neste canal.

DESTINATÁRIOS

Profissionais com atividade na Comunicação que tenham um currículo adequado aos objetivos do curso.

PROGRAMA

12 H

Noções Gerais de Facebook
– Princípios gerais de uma estratégia no Facebook
– Tipos de presença na Rede
– Etapas de planeamento de uma estratégia

Páginas de Facebook
– Criação de uma páginas
– Configurações gerais
– Gestão de conteúdos (tipos de publicações, boas práticas, o algoritmo do Facebook)

Anunciar no Facebook
– Tipos de publicidade

Métricas e Indicadores de Atividade
– Métricas ao nível de páginas e post
– Interpretação de métricas e criação de relatórios

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências:
– Compreender a especificidade dos conteúdos para o Facebook;
– O que é o alcance orgânico e o alcance patrocinado e como se podem potenciar ambos;
– Regras para a utilização da plataforma paga do Facebook e respetivas regras editoriais/legais;
– Domínio das principais ferramentas e aplicações externas complementares ao trabalho no Facebook;
– Saber delinear uma estratégia de presença nesta rede, nomeadamente construindo um cronograma de conteúdos bem como campanhas de promoção patrocinadas.

TAXA DE FREQUÊNCIA

25 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional, e online, em sessões síncronas.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo e case-study.
Trabalho prático com base na construção de uma estratégia de Facebook.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

12h

TAXA DE FREQUÊNCIA

25€