FINALIDADE

A Internet é hoje um ambiente incontornável para a generalidade dos profissionais da comunicação e imagem. Para os fotógrafos, fotojornalistas e amantes da fotografia em geral, a Internet pode ser uma plataforma de grande valor acrescentado, para enriquecer o curriculo profissional, para valorizar o portfólio de trabalhos ou como ferramenta de oferta e venda de serviços fotográficos.
A proposta desta ação de formação visa precisamente ajudar os profissionais e amantes da fotografia a instalar na Internet uma montra dedicada aos seus trabalhos, assente numa plataforma de gestão e com um visual personalizado à medida do perfil e da estética de cada um.
Revistos os fundamentos da atividade fotográfica, os formandos terão a oportunidade de aprofundar várias vertentes decisivas para a estratégia online, incluindo o posicionamento de mercado, os suportes online disponíveis, as caraterísticas técnicas e as preocupações de proteção de autoria.
Depois, os participantes passarão à instalação da sua montra online. Ou seja, conduzirão todo o processo de instalação de um portfólio de fotografia online, desde a fase de definição do projeto e preparação do portfólio fotográfico para publicação online até ao registo do domínio, instalação da plataforma e personalização do layout.

DESTINATÁRIOS

Fotojornalistas, fotógrafos, amantes da fotografia.

PROGRAMA

60 H

Domínio e alojamento
Copyright e direitos de autor
Enquadramento da atividade e mercado fotográfico
Suportes online para a atividade fotográfica
SEO – Search Engine Optimization
Desenvolvimento de um site em WordPress
Layouts (temas) para portefólios de fotografia
Funcionalidades (plugins) para portfólios de fotografia
Caraterísticas da fotografia para ambientes online
Projeto

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os formandos de conhecimentos essenciais, teóricos, técnicos e práticos, que lhes permitam, autonomamente, conduzir todo o processo de:
– Copyright e direitos de autor;
– Enquadramento da atividade fotográfica;
– Mercado fotográfico;
– Suportes online para a atividade fotográfica (portfólio; divulgação; conteúdo; etc.);
– Caraterísticas da fotografia para ambientes online (formatos, medidas, resolução, etc);
– Registo do domínio, alojamento e instalação da plataforma (WordPress);
– Search Engine Optimization (SEO);
– Publicação online e gestão do portefólio;
– Personalização do layout e instalação de funcionalidades;
– Preparação e publicação do portefólio online.

TAXA DE FREQUÊNCIA

120 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui um trabalho prático.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt