FINALIDADE

Desenvolver competências no domínio das linguagens e formas de melhor comunicar em novos suportes digitais (tablets e smartphones), com novas formas de produção e consumo.

DESTINATÁRIOS

Pessoas da área do Jornalismo ou da Comunicação que procurem preparação para realizar planeamento e redacção de conteúdos para estas plataformas emergentes, que se distinguem do ambiente web no PC pelas suas dimensões atípicas, usabilidade táctil e portabilidade (que coloca os conteúdos nas mãos das pessoas nos mais diversos ambientes). De preferência que já tenham frequentado os Ateliês, Aperfeiçoamento ou curso de Escrita para Suportes Digitais.

PROGRAMA

25 H

Escrita para a Web: noções base
Tablets: plataforma, conteúdos e interatividade
Smartphones: plataforma, conteúdos e interatividade
As Redes Sociais e o Jornalista
Compreender os modelos de negócio
Planificação de conteúdos para tablet e para smartphone

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Compreender a produção jornalística para a Web, integrando texto, som, imagem, vídeo e interatividade;
– Criar conteúdos de acordo com as regras do meio;
– Distinguir as necessidades de cada plataforma (PC, tablet e smartphone) na produção de conteúdos;
– Saber conceptualizar e planificar um conteúdo jornalístico para publicação em tablet e smartphone, em duas diferentes versões.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui um trabalho prático.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

25h

TAXA DE FREQUÊNCIA

50€