FINALIDADE

Numa conjuntura económica e laboral negativa, e num mercado de trabalho em vertiginosa mutação, todos os profissionais da investigação e do texto, a começar pelos jornalistas, devem procurar adquirir o conhecimento necessário para criar textos que correspondam aos interesses dos agentes económicos da procura, sejam eles orgãos de comunicação social, produtoras de televisão e documentário, editoras, ou empresas de videojogos.
Neste curso, irão ser partilhadas as características fundamentais da natureza e as técnicas essenciais da investigação e escrita de textos de jornalismo literário, biografia e memórias, viagem e documentário. Ao mesmo tempo, irão ser transmitidos, de modo objectivo e detalhado, os passos necessários para uma abordagem eficaz ao mercado.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas, estudantes e licenciados em comunicação social, comunicação, e estudos portugueses, autores, sociólogos, antropólogos.

PROGRAMA

80 H
(60 horas presenciais e 20 horas sem formador)

As competências de investigação e escrita;
O jornalismo literário;
Biografia e memória;
Escrita de viagens;
Documentário;
A abordagem eficaz ao mercado de trabalho.

OBJETIVOS GERAIS

Partilhar com os formandos, de forma extremamente sólida, os conhecimentos essenciais dos tipos de investigação e escrita referidos. Dotar os formandos de uma visão realista e pormenorizada do mercado de trabalho.

TAXA DE FREQUÊNCIA

120 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre, numa primeira fase, em sessões teórico-práticas com recurso a métodos ativos para a operacionalização de conhecimentos, no sentido dos formandos adquirirem competências para a vida profissional.
O curso tem uma segunda fase de sessões de prática simulada, nas quais os formandos exercitarão as suas competências como se fossem elementos de uma Redação.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt

DURAÇÃO

80h

TAXA DE FREQUÊNCIA

120€