FINALIDADE

No âmbito da oferta da área de Imprensa do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR), em 2015, pretende-se com esta acção proporcionar aos participantes o complemento técnico-prático da formação previamente adquirida em anteriores Ateliers de Imprensa, com vista a potenciar as condições de integração profissional no setor.
A finalidade da Produção de Jornais (50 horas em 12 sessões) consiste em conferir competências no âmbito do saber-fazer Jornalismo em múltiplas áreas e do saber-ser Jornalista, em ambiente simulado de Redacção. A resposta pronta e eficaz às exigências da actualidade exige domínio das matérias, antecipação na agenda de serviços, uma edição rigorosa e um grafismo criativo que se casa com a prática ética para responder a conteúdos como o presente Ano Europeu do Desenvolvimento.
Assim, os formadores-jornalistas do Cenjor assumirão a função de editores na prática simulada de produção de jornais em tempo real, enquanto os formandos atuarão como jornalistas/membros da Redacção.

DESTINATÁRIOS

Formandos do Cenjor que já tenham frequentado Ateliers de Imprensa em que se aprofundaram conceitos e práticas da deontologia, escrita e géneros jornalísticos.

PROGRAMA

50 H

Aplicação dos princípios fundamentais do exercício de pesquisa, recolha e hierarquização da informação, que suportam o escrutínio da prática diária e a relação com as fontes e a atualidade;
Abordagem interdisciplinar à resolução do “cerco ao leitor” como facilitador das técnicas para “ser lido”;
Operacionalização do produto jornalístico final (texto, imagem e grafismo);
Análise crítica da produção.

OBJETIVOS GERAIS

Atuar como jornalistas, executando as suas funções de mediadores entre decisores, especialistas e empreendedores e o público visado, antecipando conexões, dúvidas e curiosidades, pesquisando com concisão e segundo as regras legais, éticas e deontológicas que regulam o exercício da atividade jornalística, produzindo peças que honrem a Língua Portuguesa e a Escrita Jornalística.

TAXA DE FREQUÊNCIA

140 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A ação desenvolve-se em regime de prática simulada, com recurso a métodos ativos assentes no estudo de casos, na descoberta e no role-playing, com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos e as competências dos formandos para o desempenho das tarefas e atividades características da vida profissional.
A Produção de Jornais será constituída por uma sessão inicial para agenda de serviços, secretaria de Redacção e familiarização com o modelo editorial/linha gráfica, as nove sessões de formação seguintes serão orientadas para a recolha e confecção da informação pelos formandos a par da edição/paginação da mesma.
A ação culminará com duas sessões de prática simulada de fecho/avaliação crítica da produção do(s) Semanário(s), nas quais os formandos aplicarão e exercitarão as suas competências como elementos de uma Redação em cobertura noticiosa e construção da narrativa do mosaico-jornal (géneros, imagem e legendagem) vs 1ª Página (titulação, chamadas, grafismo).

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt

DURAÇÃO

50h

TAXA DE FREQUÊNCIA

140€