FINALIDADE

«Mas afinal o que é a infografia? Só a palavra faz soltar um: “desculpe, como disse?” Acessível a todos os profissionais, venha descobrir esta forma de comunicar, das mais rápidas de todas. Como? Tal como uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine agora, a informação valer mais do que mil parágrafos! Pois tal como o próprio nome indica, info (informação, texto) + grafia (grafismo, imagem) elevam o texto a uma melhor forma de comunicar com o seu leitor. Quer seja no meio impresso, através de gráficos, esquemas, etc., quer seja no meio digital através de movimento, hiperlinks, entre outros, a infografia será sempre o melhor, mais rápido e eficiente meio de comunicar.

Melhor ainda, a infografia não é exclusiva dos media e é possível encontrá-la diariamente em instruções de montagem, manuais escolares, pictogramas, esquemas de orientação e localização, etc.

Venha aprender a dominar e tirar proveito da infografia para transmitir visualmente a sua mensagem ao seu público!»

DESTINATÁRIOS

Colaboradores de órgãos de informação e/ou detentores de habilitações nas áreas da Comunicação, Jornalismo e Design.

PROGRAMA

50 H (UFCD 0094 do C.N.Q.)

Conceitos base
Operacionalização
Processamento digital da imagem
Pré-processamento de imagens
Vetorização
Optimização de imagens
Processamento a cores
Desenho geométrico básico
Perspetiva
Pictogramas
Desenhos gráficos
Operacionalização

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Identificar a função das ilustrações e infografias no contexto da produção jornalística atual;
– Ter apreendido as principais técnicas e ferramentas digitais para execução dos seus próprios trabalhos de infografia.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A formação preconiza a adoção de uma metodologia predominantemente ativa, em que serão utilizados os métodos expositivo participado e demonstrativo para a transmissão dos conteúdos programáticos e das técnicas básicas e se privilegiará a realização de exercícios práticos para operacionalização dos conhecimentos e a animação dos formandos em sala.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt