CENTRO PROTOCOLAR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JORNALISTAS

Média Regionais

Os jornalistas e colaboradores dos órgãos de informação de âmbito regional e local contam-se entre os destinatários prioritários do Cenjor, sendo missão do Centro contribuir para a sua dignificação e para a melhoria dos serviços que prestam à comunidade.

No âmbito dos planos de formação anuais, prevê-se a realização de ações nas várias regiões do país, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento de competências profissionais nas áreas da imprensa, rádio, televisão, fotografia e jornalismo digital/ multimédia. A iniciativa da promoção destas ações pode caber aos representantes dos próprios órgãos, com os quais o Cenjor colaborará no diagnóstico de necessidades formativas e na conceção de projetos adequados às mesmas. Contudo, é nosso objetivo abranger o maior número possível de destinatários, de forma a potenciar a deslocação de formadores e meios técnicos para benefício dos principais agentes que, em cada região, insistem em fazer informação e jornalismo, apesar das dificuldades e da limitação de meios.

Sem prejuízo da conceção de ações “à medida” – com conteúdo, duração, calendário e horário a definir em função das necessidades das organizações –, o Cenjor tem pré-definido um modelo de ação de “Técnicas Jornalísticas” com 50 horas, a realizar em 4 fins de semana consecutivos (sextas-feiras, em horário pós-laboral; e sábados, todo o dia), nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, podendo beneficiar da estrutura logística do IEFP para a localização das ações (ou realizar a formação nas próprias redações). Cada ação de formação requer um número mínimo de 15 formandos que, para além de pedagogicamente adequado, é também ajustado aos custos inerentes, de forma a que a taxa de frequência seja praticamente simbólica.

Para os interessados na participação nestas ações, quer sejam destinatários individuais, na lógica da procura de formação ao longo da vida, ou representantes de entidades do setor, o Cenjor disponibiliza um endereço de e-mail específico para contactos: regional@cenjor.pt.

Em alternativa, poderá ser utilizado o formulário de pré-inscrição disponível em Candidaturas, selecionando o curso designado por “Técnicas Jornalísticas”, seguido da região do país (Norte, Centro, Alentejo ou Algarve) onde pretende frequentar a ação.

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida relativamente ao Cenjor, use o seguinte formulário de contacto.

Digite algo e clique enter