FINALIDADE

Juntar a arte de contar histórias através de imagens à habilidade de escrever histórias que deixam qualquer leitor agarrado às suas palavras.
Um curso que une texto e foto e que mostra como as palavras e as imagens podem e devem ter um casamento perfeito. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras, mas às vezes bastam as palavras certas para uma imagem brilhar ainda mais.

DESTINATÁRIOS

Todos os interessados em explorar os conhecimentos base para se entrar no mundo da fotografia em paralelo com o da escrita. Estudantes de fotografia, fotógrafos amadores, redatores de imprensa escrita e todos os apaixonados por jornalismo, comunicação e novas plataformas, com mais de 18 anos.

PROGRAMA

75 H

Modos de Comunicar (UFCD 9309 do C.N.Q. – 50 horas)
Relação entre: espaço/tempo; simétrico/assimétrico; harmonia/desarmonia; luz/cor
Diferença entre pormenor e fragmento
Palavra e imagem: cinema; realidade e ficção
Plano da imagem: cinema e fotografia
Pensamento fotográfico
Sequências e séries de imagens
Narrativa visual

Técnicas de escrita jornalística (UFCD 9298 do C.N.Q. – 25 horas)
Comunicação, informação e jornalismo.
Comunicação dos média vs pluralismo
Funções da comunicação: discurso e texto jornalístico
Análise comparativa entre jornalismo, empresas de comunicação, fontes informativas e público
Géneros informativos: notícia, reportagem, entrevista, perfil
Géneros opinativos: crónica e editorial
Fontes de informação
Relação entre imagem e palavra
Do acontecimento à notícia: percurso

OBJETIVOS GERAIS

No final da ação os formandos deverão ser capazes de elaborar uma sequência narrativa composta por um conjunto reduzido de imagens, com princípio, meio e fim, tal como escrever um texto que conte a história do que fotografaram.

Após a formação, todos deverão estar aptos a pôr em prática as técnicas específicas dos diversos géneros jornalísticos na redação dos textos, com especial destaque para a técnica da reportagem. Terão também de adquirir o conhecimento de legendar e redigir textos jornalísticos, relacionados com as fotografias realizadas.

TAXA DE FREQUÊNCIA

150 euros

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões com formação presencial, incluindo a realização de vários trabalhos práticos durante a formação – entrevistas, reportagens e trabalho final.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt

DURAÇÃO

75h

TAXA DE FREQUÊNCIA

150€