FINALIDADE

Adquirir conhecimentos sobre as películas e papéis para a prática da fotografia a preto e branco. Pôr em prática esses conhecimentos, revelando e imprimindo fotografias com a utilização de ampliador.

DESTINATÁRIOS

Fotojornalistas, jornalistas e profissionais, para os quais se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou ainda de aquisição de conhecimentos indispensáveis a uma compreensão sustentada da prática da fotografia profissional.

PROGRAMA

60 H

O laboratório: zona seca e zona húmida
Procedimentos mecânicos, para a revelação negativa
Química básica
Sensibilidade cromática das emulsões
A revelação de filmes a preto e branco (reveladores, fixação por hipossulfito, banho de paragem, lavagem, agente molhante, secagem)
Arquivo e conservação de filmes a preto e branco
Papéis fotográficos (RC e Fibra)
Positivação por contacto
Ampliação
Filtros multigraduados
Contrastes e manipulação
Métodos de trabalho
Trabalhos práticos de revelação e ampliação controlada
Viragens a sépia e selénio
O retoque de fotografias a p/b
Normas de higiene e segurança no laboratório

OBJETIVOS GERAIS

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de revelar os seus próprios negativos e produzir a partir deles, provas positivas ampliadas de grande qualidade.

TAXA DE FREQUÊNCIA

200 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso desenvolve-se através do método expositivo participado; exercícios práticos e avaliação de resultados.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

60h

TAXA DE FREQUÊNCIA

200€