FINALIDADE

Porque a fotografia pode ser o melhor guia de viagem, bem como a maneira mais fiel de registar e partilhar com os outros as nossas vivências em diferentes territórios ou culturas, a formação pretende preparar os participantes para uma nova forma de olhar, em contraste com a condição de mero turista. O segredo não está no que vemos, mas como vemos.

DESTINATÁRIOS

Candidatos com noções básicas de fotografia e apaixonados por viagens – fotógrafos amadores que viajam e viajantes que fotografam.

PROGRAMA

40 H

Métodos de organização e planeamento de uma viagem fotográfica
Como tirar o melhor partido das viagens num registo fotográfico
Ferramentas estruturais da fotografia de paisagem natural e urbana
Luz, composição e técnica
Os retratos em viagem como base de uma narrativa visual
Fotografia noturna – técnicas de fotometria e longa exposição
Edição fotográfica – selecção de imagens como base da história que se quer contar
A utilização dos smartphones em fotografia de viagem e a publicação em redes sociais
Ensaio fotográfico

 

OBJETIVOS GERAIS

No final da acção os formandos deverão ser capazes de dominar as técnicas estruturais da fotografia de paisagem urbana e natural, saber planear uma viagem do ponto de vista da imagem, editar uma narrativa, além de dominar o conceito de um olhar fotográfico distinto do clássico turista. O segredo não está no que vemos, mas como vemos.

TAXA DE FREQUÊNCIA

80 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões mistas teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, demonstrativo, ativo e estudo de casos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

40h

TAXA DE FREQUÊNCIA

80€