FINALIDADE

Adquirir as ferramentas necessárias para contar histórias através da fotografia, através da qual se pode comunicar, partilhar emoções ou estados de alma. Conferir competências para a elaboração de uma narrativa com fio condutor, seja através da notícia, retrato ou reportagem.

DESTINATÁRIOS

Candidatos com formação em fotografia e redatores de imprensa escrita.

PROGRAMA

75 H

Comunicação e Imagem (UFCD 9306 do C.N.Q. – 50 h)
Processo comunicativo
Imagem
Perceção e comunicação visual
Especificidades da imagem fotográfica
Prática de exercícios de composição de imagem

A sociedade e os média (UFCD 9308 do C.N.Q. – 25 h)
Objeto – comunicação residual
Sistemas de valores culturais
Sociedade da informação e globalização
Elementos estruturais na linguagem fotográfica

OBJETIVOS GERAIS

No final da ação os formandos deverão ser capazes de, como contadores de histórias, saber elaborar uma sequência narrativa composta por um conjunto reduzido de imagens, com princípio, meio e fim. Deverão igualmente estar aptos a definir a forma como se encara fotograficamente de forma distinta a notícia, o retrato e a reportagem, partindo de um forte conceito estético que começa na composição e termina na criatividade de cada um.

TAXA DE FREQUÊNCIA

150 euros

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões com formação presencial com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo, além do método de estudo de casos em quatro exercícios práticos: notícia, entrevista, reportagem e trabalho final.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

75h

TAXA DE FREQUÊNCIA

150€