Formadores
Alexandrina Guerreiro

Alexandrina Guerreiro

Coordenadora de Pós-Produção Áudio da TSF-Rádio Notícias, onde está desde a sua fundação. Frequentou, na então TSF-Rádio Jornal, o curso de Operadores/Sonorizadores de Radiodifusão, em 1988 – ano da primeira emissão “pirata” da estação.

Assegurou a sonoplastia de inúmeras reportagens da TSF, tendo sido distinguida com vários prémios.

Frequentou o curso de Formação Pedagógica de Formadores no Cenjor, em 1999. Entre inúmeros cursos em que participou, deu formação na Rádio Nacional de S. Tomé e Príncipe e na Rádio Regional do Príncipe, na Rádio Altitude da Guarda, na Rádio Universitária do Algarve (RUA), na Rádio Universidade de Coimbra (RUC), entre outras.

CCP EDF 17165/2000 DL

Ana Bravo

Ana Bravo

Começou a trabalhar em rádio em 1984 na Rádio Comercial, integrou a equipa da Telefonia de Lisboa de 1986 a 1988 e faz parte dos quadros da TSF desde 1989 como animadora de emissão.

Participou em alguns programas da TSF: Postigo com Fernando Alves, O Som dos Pedais com João Paulo Baltazar, Área de Serviço, Fórum Mulher.

Garante o espaço de animação de emissão da TSF entre as 11:00 e as 16:00 e realiza o programa semanal sobre fado Zona Ribeirinha.

Grava autopromoções e publicidade da TSF.

CCP EDF 23062/2001 DL

Carlos Raleiras

Carlos Raleiras

Jornalista desde os 18 anos. Quadro da TSF durante 14 anos e colaborador permanente da Sport Tv entre 1999 e 2005.

Experiência nos mais variados contextos jornalísticos sobretudo em grande reportagem em vários pontos do globo com alguns trabalhos premiados, nomeadamente: 1999 “Furacão Mitch” – Menção Honrosa da Casa da Imprensa, 2005 “Imigrantes – Fronteiras à Margem do Sonho” – Grande Prémio de Jornalismo do ACIME – Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Fundador e responsável editorial da produtora de rádio e televisão PGM desde 2005.

CCP F581465/2012

Gualter Santos

Gualter Bernardes Santos

Sonoplasta na RTP (Rádio e Televisão de Portugal) desde 2004 (De 2001 a 2004 na RDP – Rádio Difusão Portuguesa), onde assegura a imagem sonora da rádio Antena 3, tendo também produzido, em simultâneo, inúmeros conteúdos sonoros (jingles, indicativos, genéricos, separadores, programas, especiais de informação, especiais musicais, rubricas, dobragens, promoções e autopromoções) para os restantes canais de rádio e televisão públicas (RTP 1, RTP 2, RTP África, RTP Internacional, Antena 1, Antena 2, RDP África, RDP
Internacional e canais online).

Com formação em sonoplastia, estética do som e comunicação multimodal, domina
totalmente as principais plataformas de edição e produção áudio digital (Avid Protools, Cubase/Nuendo, Logic Pro) e analógico.

Membro formador do centro de formação e do departamento de cooperação da RTP, com ações de formação na RTTL (rádio e televisão públicas de Timor-Leste) em 2011 e 2012.

CCP F631979/2015

Herlander Rui

Herlander Rui

Sonoplasta da TSF – Rádio Notícias desde 1995, onde se tem dedicado à edição de inúmeros programas e reportagens, à pós-produção áudio de jingles de estação e auto-promoções e ao apoio técnico a operações no exterior.

Iniciou a atividade como operador/sonorizador de radiodifusão na Rádio Nova Antena, em 1988.

Começou a colaborar com o Cenjor em 2003, na assistência técnica às ações de formação em rádio, sendo formador certificado desde 2009 e assegurando, desde então, o módulo de Captação de Som e Edição Digital em vários cursos de Rádio e Multimédia.

CCP EDF 492126/2009 DL

João Paulo Baltazar

João Paulo Baltazar

Jornalista desde 1988, foi um dos fundadores da rádio TSF, onde trabalhou até 2014.

Exerceu funções de repórter, noticiarista, editor/coordenador e chefe de redacção.

Realizou e apresentou vários programas de informação e coordenou o espaço de Grande Reportagem da estação, várias vezes premiado.

Estudou Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.

CCP F610057/2013

João Paulo Marques2

João Paulo Marques

Durante duas décadas, foi jornalista dos quadros do grupo R/COM – Renascença Comunicação Multimédia, dedicando-se atualmente à Formação Profissional e ao Media Training.

Para além do trabalho de redação e reportagem, exerceu a função de apresentador e editor de continuidade na antena da Renascença mas, sobretudo, no Café da Manhã da RFM, onde madrugou durante mais de 15 anos.

À formação inicial no Cenjor, juntou depois três cursos de técnicas vocais, várias ações especializadas na componente áudio e de novas tecnologias e outras tantas na vertente de eficácia da comunicação em rádio, com conceituados formadores norte-americanos como Valerie Geller e Terry Patrick.

CCP F609548/2013

Nuno Castilho de Matos

Nuno Castilho de Matos

É Diretor de Informação das rádios da Media Capital (Comercial, M80, Smooth FM e Cidade) e dos conteúdos do portal de música Cotonete. Assumiu o cargo no Verão de 2010, altura em que terminou o projeto de rádio de palavra Rádio Clube Português (RCP), para onde entrou em 2007. No RCP, foi repórter, editor de noticiários e de programas de informação e, no início de 2010, assumiu a chefia de redação.

Foi repórter da TSF, em 2006, e começou a carreira de jornalista na Rádio Voz de Alenquer e jornal Nova Verdade (Alenquer), em 2004.

É licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP e tem uma pós-graduação em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática do ISLA. Nos últimos anos, tem dado formação na área da Comunicação e leciona a disciplina de “Jornalismo em Rádio” na Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE/Media Capital.

Tem 35 anos, nasceu em Lisboa, mas vive em Alenquer desde sempre.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

Pedro Miguel Costa

Pedro Miguel Costa

Dei os primeiros passos como jornalista na rádio. Em 1992.

Já lá vai tempo sem fim suficiente para me recordar o quão foram decisivas as formações iniciais feitas no Cenjor.

Foram a raiz de 16 anos de rádio, gastos nos corredores da Nova Antena, nos estúdios da Antena 1, empunhando o microfone da Rádio Capital, cumprindo o sonho na TSF.

Em 2008, alguém na SIC me ligou lembrando-se que o tanto que a rádio me deu chegaria para fazer de mim um jornalista em televisão.
Cá moro desde então.

Pelo Cenjor tenho ajudado a formar outros tantos como eu. Que um dia sonharam, que um dia lá chegarão.

CCP EDF 179/99 DCR

Valdemar Duarte

Valdemar Duarte

Entre 1986 e 2002 desempenhou, na Rádio Renascença, funções de editor e apresentador de espaços de informação de desporto.

De 2003 a 2004 colaborou nas áreas de multimédia, rádio e audiovisual do portal “Mais Futebol”.

Entre 2004 e 2012, foi  editor de desporto e narrador de futebol na TVI.

De 2006 a 2013 foi colaborador da TSF Rádio Notícias como jornalista e relator de futebol.

Atualmente exerce as funções de comentador e narrador de futebol na Benfica TV.

CCP F589368/2012

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida relativamente ao Cenjor, use o seguinte formulário de contacto.

Digite algo e clique enter