Formadores
Ana Pinto Martinho

Ana Pinto Martinho

Jornalista especializada nas áreas do eGovernment, com interesse especial pela análise de dados. Passou pelo Diário de Notícias, semanário Sol, edição portuguesa da revista InformationWeek, entre outros.

Foi fundadora do projecto iGOV e do seu programa na RTP Informação.

Além do Cenjor, colabora também como formadora com o INA, e com a Escrever Escrever.

É doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL).

CCP 573889/2011

Gonçalo Brito

Gonçalo Brito

Jornalista desde 2004 e formador no Cenjor desde 2010, dá formação a entidades e empresas como o ISCSP e a Cofina.

Consultor Digital, dirigiu a revista digital GuestList, ajudou a fundar o projecto MyGames para a Edimpresa, onde foi jornalista da revista Hype! e coordenador/comentador semanal do programa RadicalMyGames, na SIC Radical.

Colaborou com meios como o Público, i, Metro, Destak e Maxmen.

Frequência universitária (Curso Superior de Som e Imagem).

CCP F605616/2013

Helena Santos

Helena Santos

Com cerca de 15 anos de experiência em comunicação e um percurso nacional e internacional, é formadora no Cenjor em Redes Sociais e docente na área de Marketing Digital na FCSH e na Universidade Europeia.

Certificada pelo Google e pelo Facebook, dedica-se ainda à consultoria nesta área.

Colaborou com o Jornal A Capital, Revista Focus, Jornal de Negócios, TVI, UOL e agência digital The Defectors, em Sydney.

CCP F608818/2013

Herlander Rui

Herlander Rui

Sonoplasta da TSF – Rádio Notícias desde 1995, onde se tem dedicado à edição de inúmeros programas e reportagens, à pós-produção áudio de jingles de estação e auto-promoções e ao apoio técnico a operações no exterior.

Iniciou a atividade como operador/sonorizador de radiodifusão na Rádio Nova Antena, em 1988.

Começou a colaborar com o Cenjor em 2003, na assistência técnica às ações de formação em rádio, sendo formador certificado desde 2009 e assegurando, desde então, o módulo de Captação de Som e Edição Digital em vários cursos de Rádio e Multimédia.

CCP EDF 492126/2009 DL

Joana Beleza

Joana Beleza

De 2001 a 2005 – Licenciatura em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

De 2006 a 2014 – Jornalista na Renascença. Autora de várias reportagens multimédia.

2008 – Formação em «Jornalismo On-line» e «Digital Documentary» da Universidade Nova em parceria com a Universidade de Austin.

2009 – Formação na ETIC em Técnicas de iluminação, Realização e Pós-Produção.

De 2010 a 2012 – Mestrado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema na Amadora.

De 2014 até agora – Jornalista no Expresso. Autora de várias reportagens multimédia e realizadora do programa de jornalismo de dados online 2:59. Prémio Cáceres Monteiro 2014 e prémio Inovação do European Press Prize pela reportagem “Matar e morrer por Alá”.

CCP F655641/2017

José Carlos Alves

José Carlos Alves

Infográfico desde 1996, pertence à equipa de infografia do jornal Público desde 2006.

Responsável da secção de infografia nas publicações do grupo Cofina, como a revista Sábado entre 2000 e 2005. Iniciou a carreira profissional na Impala Editores, onde foi editor de infografia na revista Focus entre outras publicações do grupo.

Terminou o curso geral de Arte e Design em 2000.
Frequentou diversos cursos de infografia entre os quais o workshop de infografia “Show don’t Tell” em 2009 e o congresso mundial de infografia em 2009 e 2012 na Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha.

CCP F628640/2014

Miguel Crespo

Miguel Crespo

Jornalista desde 1989, formador do Cenjor desde 2001, coordena atualmente a área de jornalismo online e multimédia e é vogal do Conselho Técnico-Pedagógico.

Foi publisher, diretor e consultor de publicações como Top Gear, Empire, PlayStation, entre outras. Passou pelo Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público.

Doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL, estudou Sociologia na FCSH/UNL e Engenharia Mecânica no IST.

CCP EDF 431/97 DCR

Miguel van-der Kellen

Miguel van-der Kellen

Professor Assistente e Monitor de Aprendizagem, com ampla experiência de sonoplastia na área da pós-produção, está associado a programas como Serviço de Saúde, Falar Global, entre outros.

Faz locução de programas e foi voz de anúncios e personagens de animação.

Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP F631683/2015

Nuno Castilho de Matos

Nuno Castilho de Matos

É Diretor de Informação das rádios da Media Capital (Comercial, M80, Smooth FM e Cidade) e dos conteúdos do portal de música Cotonete. Assumiu o cargo no Verão de 2010, altura em que terminou o projeto de rádio de palavra Rádio Clube Português (RCP), para onde entrou em 2007. No RCP, foi repórter, editor de noticiários e de programas de informação e, no início de 2010, assumiu a chefia de redação.

Foi repórter da TSF, em 2006, e começou a carreira de jornalista na Rádio Voz de Alenquer e jornal Nova Verdade (Alenquer), em 2004.

É licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP e tem uma pós-graduação em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática do ISLA. Nos últimos anos, tem dado formação na área da Comunicação e leciona a disciplina de “Jornalismo em Rádio” na Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE/Media Capital.

Tem 35 anos, nasceu em Lisboa, mas vive em Alenquer desde sempre.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues

Com uma longa experiência nas áreas da informática e desenvolvimento Web, tem um percurso profissional de 20 anos como jornalista, destacando-se as funções que desempenhou na direção de projetos editoriais como a InformationWeek, Inter.Face, Portal iGOV e programa de televisão iGOV.

Tem assumido a coordenação das equipas de conteúdos online de vários portais nacionais, incluindo o Portal do Cidadão, Portal da Empresa, Rede Comum de Conhecimento da AP, Software Público na AP, Portal nacional de dados abertos (Dados.Gov), entre outros.

CCP F609492/2013

Ricardo Dias

Ricardo Dias

Com mais de 25 anos de experiência, iniciou-se na área da fotografia publicitária e industrial.

Entrou no jornalismo, na Super Foto Prática onde assumiu mais tarde a direção. Fundou a revista “O Mundo da Fotografia Digital” e coordenou ainda a Windows Vista Revista Oficial e a T3.

Professor e formador desde 1998, passou pela Oficina da Imagem, IADE, EPAD e Atelier de Imagem – Instituto de Fotografia de Lisboa. É formador do Cenjor desde 2008.

Frequência de Mestrado.

CCP EDF 501028/2009 DL

Ricardo Sant'Ana

Ricardo Sant’Ana

Editor de Imagem/Jornalista na SIC, coordenador técnico da estrutura audiovisual da Universidade Autónoma de Lisboa, tem contribuído para a criação do New4media.

Além de formador no Cenjor é docente na UAL.

Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP EDF 37434/2004

Rui Guerreiro

Rui Guerreiro

Formador nas áreas da escrita e de Social Media, iniciou há 15 anos a sua atividade profissional como jornalista, desde aí escreveu textos jornalísticos para revistas, web e TV; publicidade para meios digitais e sociais, etc.

Foi editor da revista (Player) e Social Media Manager de empresas multinacionais e nacionais.
Licenciado em Comunicação Social – Vertente Jornalismo.

CCP F582832/2012

Rui Rocha

Rui Rocha

Começou na RTP em 1987 e fez parte da equipa que lançou a SIC em 1992.

Como técnico certificado pela Sony para operar o LMS (Library Management System), garantiu, na Continuidade, a emissão dos diversos programas em antena.

Com o arranque da SIC Notícias, em 2001, transitou para a Edição de Imagem, seu campo de eleição.

Tem vários trabalhos premiados, nomeadamente no âmbito de rubricas e programas Grande Reportagem, Perdidos e Achados e Reportagem Especial.

CCP F609030/2013

Teresa Mota

Teresa Mota

Iniciou-se no jornalismo em Barcelona na redação da BTV (Barcelona Televisió).

Em Portugal colaborou como repórter e editora de imagem em diversos programas como, “Falar Global”, “TV Turbo”, “SOS Obesidade”, entre outros. Participou na criação da produtora Buenos Aires Filmes.
Colaborou com o Portal do Governo de Portugal na produção e realização de vídeos.

Licenciada em Comunicação Social.

CCP 575468/2011

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida relativamente ao Cenjor, use o seguinte formulário de contacto.

Digite algo e clique enter