Formadores
AntonioPedroSantos

António Pedro Santos

António Pedro Santos nasceu em 1974, três meses antes da revolução dos cravos. Em criança respondia sempre que quando fosse grande havia de ser escritor.

Em 1994 entrou na Universidade Autónoma de Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação quatro anos mais tarde. Em 1998 concluiu também o Curso Avançado de Fotografia do IPF. Aí tinha de optar: escrever ou fotografar. Começou como redactor num estágio curricular no Diário Económico, mas o vaivém dos fotógrafos inquietava-o. Três meses mais tarde optou pelo fotojornalismo, apesar de nunca ter deixado de escrever. Trabalhou em vários jornais como A Bola, Correio da Manhã, Sol, além de ter colaborado com várias publicações nacionais e estrangeiras

Entre 2011 e 2015 viveu a sua maior experiência profissional como editor de fotografia do jornal i. Para ele só há uma forma de estar no jornalismo: com paixão. Tem dois filhos e uma árvore plantada. Falta-lhe apenas escrever um livro, como sonhava em criança.

CCP F642394/2016

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Repórter fotográfico do Público, desde julho de 1992.
Realizou várias reportagens nacionais e internacionais. Destaque para a erupção do vulcão da Ilha do Fogo (Cabo Vede), visita do Papa João Paulo II a Cuba e luta do povo maubere pela independência de Timor-Leste.

Licenciado em Antropologia (Universidade Nova de Lisboa), em 1998, e em Fotografia pelo Ar.Co (1992), concluiu diversas ações de formação no Cenjor, tendo sido distinguido com vários prémios e participado em livros e exposições coletivas na área do fotojornalismo.

CCP F628540/2014

Flávio Andrade

Flávio Andrade

Formado em Fotografia pelo Ar.co.
Formação em Foto Reportagem, Pós-Produção Digital de Imagem Fotográfica, Web Design, Teoria e Gestão Prática da Cor, Produção de Vídeo HD para a Web com DSLR e Texto de Não Ficção e Novos Mercados de Trabalho, no Cenjor.

Fotojornalista freelancer. Colaborações para jornais, revistas e instituições a nível nacional e internacional.

Co-lecionou Fotografia, módulo de Técnicas Laboratoriais a Preto e Branco, Curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (2003-2013).

CCP EDF 32043/2003 DL

Gonçalo Salema

Gonçalo Salema

Curso de Fotografia do Ar.co, na década de 80.

Professor de Fotografia há mais de 20 anos.

Professor e formador no Ar.co, Cenjor e Escola Superior de Conservação e Restauro.

No Cenjor, dedica-se especialmente à área de Iluminação Fotográfica.

CCP EDF 2647/98 DCR

José Manuel Ribeiro

José Manuel Ribeiro

Cursou Fotografia no Instituto Português de Fotografia em Lisboa.

Em 1987 iniciou fotojornalismo na Lusa.
Integrou equipa fundadora do Público de onde saiu para Reuters em 1996. Fotojornalista freelancer desde 2014 (Agência France Press, Global Imagens, Impala).

Trabalhou em cenários tão diversos como Angola, Kosovo, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Campeonatos da Europa e do Mundo de Futebol, Natação, Atletismo, Hipismo, Formula 1, Cimeiras da NATO, OSCE, UE e visitas de Papas e de Presidentes.

Lecionou na ESCS em Lisboa (1999-2004) e na ESTA/IPTomar (2010-2014). Segue atividade pedagógica e formativa no Instituto Português de Fotografia (1996-) e no Cenjor (2014-).

CCP F620737/2014

José Soudo

José Soudo

Mestre em Fotografia Aplicada. Título de Especialista na área de áudio visuais e produção do media–Fotografia.

Diretor da Licenciatura em Fotografia da ESTT/IPTomar. Docente desde 1983 de Fotografia e História da Fotografia no Ar.Co.
Coordenador Técnico com funções pedagógicas, do Departamento de Fotografia do Ar.Co, desde 1986.

Formador do Cenjor, desde 1992.

Membro da Comissão de Estudo para a recuperação da Casa-Estúdio Carlos Relvas, nomeado pelo IPPAR em junho de 1996.

CCP EDF 439/97 DCR

Luís Murtinha

Luís Murtinha Ferreira

Formado em Fotografia pelo Ar.co, onde realizou o Plano de Estudos Completos em Fotografia. Colabora nesta instituição desde 1998 e é docente desde 2002.
Lecionou nos departamentos de Fotografia e de Design Gráfico, os diversos níveis de Iniciação à Fotografia e Fotografia Digital.

Realizou ações de especialização na área de Pós-produção Digital de Imagem Fotográfica no Cenjor, onde é formador na área da Fotografia e do Tratamento de Imagem.

Fotógrafo freelancer.

CCP EDF 414499/2006 DL

Reinaldo Rodrigues

Reinaldo Rodrigues

Concluiu o plano de estudos básico do Ar.Co em 1994. Assistente de diversos fotógrafos de moda e publicidade, ingressou em 1995 num estúdio de fotografia de publicidade e industrial.

Mantém, desde 1998, trabalho impresso em diversas publicações e é formador desde 2003.

Em 2004, assumiu a editoria de fotografia da Notícias Magazine e mantém-se no grupo Global Media Group.

Atualmente, é editor executivo da Global Imagens

CCP EDF 32617/2003 DL

Ricardo Dias

Ricardo Dias

Com mais de 25 anos de experiência, iniciou-se na área da fotografia publicitária e industrial.

Entrou no jornalismo, na Super Foto Prática onde assumiu mais tarde a direção. Fundou a revista “O Mundo da Fotografia Digital” e coordenou ainda a Windows Vista Revista Oficial e a T3.

Professor e formador desde 1998, passou pela Oficina da Imagem, IADE, EPAD e Atelier de Imagem – Instituto de Fotografia de Lisboa. É formador do Cenjor desde 2008.

Frequência de Mestrado.

CCP EDF 501028/2009 DL

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar quadro de ações em preparação).

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida relativamente ao Cenjor, use o seguinte formulário de contacto.

Digite algo e clique enter