ANA FILIPA NUNES

ANA FILIPA NUNES

Jornalista TVI/TVI24 e formadora no CENJOR.

Natural de Lisboa, é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica, Pós-Graduada em Televisão pela UAL e Mestranda em Ciência Política e Relações Internacionais.

Parte do seu percurso foi realizado na Áustria, na Alemanha e nos Estados Unidos.

CCP F628706/2014

CARINA VALÉRIO

CARINA VALÉRIO

Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra em 2006.

Exerceu a profissão até 2009, ano em que começou a trabalhar como produtora de televisão na SIC Mulher. Até 2014, fez a coordenação editorial e logística de programas gravados e em direto.

Atualmente é produtora de conteúdos editoriais de diversos formatos, no canal angolano ZAP Viva.

CCP F595324/2012

CARLOS PEDRO DIAS

CARLOS PEDRO DIAS

Começou a sua carreira na RTP em 1987 tendo depois sido um dos fundadores da SIC em 1992. Foi editor, produtor, realizador, jornalista, coordenador de produção e realização e coordenador-geral da SIC Notícias. Em paralelo foi formador, entre outras instituições, no CENJOR, na ETIC, na Rádio Nacional de Angola e na TPA (Televisão Pública de Angola). Foi professor na Universidade Europeia (IADE) e é atualmente professor na Universidade Autónoma de Lisboa.

Trabalhou como consultor da administração da TPA- Televisão Pública de Angola. Foi também diretor de Informação e Programas em dois canais de televisão portugueses.

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Sociologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCSP e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Frequentou, em 2005, o curso WAN-IFRA Newsplex, na Universidade da Carolina do Sul, EUA.

Especialista de reconhecida experiência e competência profissional nas áreas de “Informação e Jornalismo” e “Áudio-visuais e Produção dos Media”, nos termos do DL nº. 206/2009 de 31 de Agosto, pelo Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP 575453/2011

FRANCISCO PRATES

FRANCISCO PRATES

Jornalista desde 1990.

Atualmente Editor da TVI-Sociedade.
Editor na TVI24 desde o lançamento até 2012.

Enviado especial ao Afeganistão para cobertura da guerra contra os Taliban -2001.
Cobertura da libertação de Timor-Leste pelas forças militares da ONU em 1999.

CCP EDF 22179/2001

GRAÇA PICÃO

GRAÇA PICÃO

Jornalista de Política da TVI, cuja Redação integrou em 1993.

Iniciou a atividade de jornalista na RTP.

Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1992). Pós-graduação em Relações Internacionais em 2002 pelo ISCSP–UTL.

Desde 1998, integra a equipa de formadores do Cenjor.

CCP EDF 6035/98 DL

GUILHERME SIMÕES

GUILHERME SIMÕES

Licenciado em Ciências da Comunicação e Pós-Graduado em Comunicação Aplicada – Estudos Aplicados em Jornalismo, trabalha há mais de 30 anos no universo da Comunicação (Social, Institucional e Empresarial) e das TMT. Dedicou a última década à televisão, assumindo responsabilidades de gestão nas Direções de Programas e de Produção da RTP e da SIC, onde foi Subdiretor de Programas e de Produção. Iniciou o seu percurso profissional na Rádio, aos 17 anos, como Locutor/Realizador, abraçando, oito anos depois, projetos de assessoria de imprensa, consultoria de comunicação, produção de grandes eventos e projetos corporate.

Apresentou o programa da manhã da RTP, integrou o núcleo fundador da SIC Notícias como Jornalista/Pivot, foi Diretor de Conteúdos para a Oferta Digital na PT Multimédia/TV Cabo Portugal.

Assessor do Ministro da Segurança Social, da Família e da Criança, no XVI Governo Constitucional e Assessor de Comunicação e Imagem da Comissão Instaladora da Casa Pia de Lisboa.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

HUGO MATIAS

HUGO MATIAS

Jornalista profissional há 15 anos, sempre na área da televisão. Começou a trabalhar na SIC, na delegação de Coimbra, onde aprendeu a fazer de tudo um pouco no jornalismo televisivo.

Em 2005 ingressou na TVI, primeiro na editoria de Sociedade e nos últimos anos a trabalhar na área da Política. Apresentou jornais na TVI24 e TVI, mas a reportagem e os diretos são a parte fundamental do dia-a-dia na Redação.

CCP EDF 548729/2010 DL

JOÃO ABREU

JOÃO ABREU

Jornalista desde 1999, iniciou-se no que viria a ser a revista Focus, Grupo Impala. Nesse ano, foi estagiar para o CNL (Canal de Notícias de Lisboa) onde foi pivô de informação.

Transitou para a SIC Notícias. Começou como pivô dos jornais de desporto. Fez o Jornal da Meia Noite e apresentou as noites informativas do fim de semana. Apresentou programas de desporto: O Dia Seguinte, Tempo Extra e Play-off.

Atualmente acumula as funções de coordenador de fim de semana da SIC Notícias.

CCP F624719/2014

JOÃO CARLOS BARRADAS

JOÃO CARLOS BARRADAS

Nascido em 1959.

Licenciatura em História, Universidade de Lisboa.

Exerce a atividade profissional de jornalista e tradutor desde 1982.

É comentador de política internacional de Jornal de Negócios, editor na produtora Até Ao Fim Do Mundo e docente na Escola Superior de Comunicação Social.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

JOÃO FERREIRA

JOÃO FERREIRA

Chefe do Departamento de Edição e Pós Produção da TVI desde 1999.

Formador de Edição Digital no Cenjor desde 1998.

Docente na Pós Graduação em Jornalismo, cadeira de Linguagens Digitais, no ISCTE-IUL.

Realizador e Coordenador de Conteúdos Audiovisuais para várias empresas e entidades.

Freelancer na Realização e Edição de Imagem em Publicidade e Documentário.

CCP EDF 1175899 DL

JOÃO GABRIEL

JOÃO GABRIEL

Licenciado em Engenharia, é jornalista desde 1992.

Pertence aos quadros da TVI e, por duas vezes, foi chamado a exercer funções de coordenação dos repórteres de imagem da estação. Fez parte da equipa fundadora da TVI e da TV Zimbo de Angola, onde se deslocou como consultor para formar a equipa de repórteres de imagem.

Foi repórter de guerra em vários conflitos, com destaque para a invasão do Afeganistão e do Iraque na chamada “guerra ao terrorismo”.

Pertence à bolsa de formadores do Cenjor desde 2011.

CCP EDF 569160/2011 DL

JOÃO PAULO DELGADO

JOÃO PAULO DELGADO

Trabalha em Televisão desde 1995, como operador de câmara, tendo passado a exercer funções de Repórter de Imagem a partir de 1997. Nessa qualidade, fez reportagens em várias partes do mundo (Timor, Coreia do Sul, Norte da Europa, África e continente Americano) e participou na cobertura do Euro 2004, Mundial de 2006, na Alemanha, e Europeu de 2008, na Suíça.

Entre muitos trabalhos de Grande Reportagem, ganhou, em 2010 e 2011, o Prémio de Jornalismo “Diálogo Intercultural”, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (atual Alto Comissariado para as Migrações), pelas reportagens “Escola da Vida” e “Música no Coração”, respetivamente.

Entre os trabalhos que mais o marcaram, destaca a cobertura do grande sismo da Turquia ocorrido em agosto de 1999.

CCP F608855/2013

JORGE NUNO OLIVEIRA

JORGE NUNO OLIVEIRA

Jornalista profissional há mais de 30 anos e formador desde 1998.

Iniciou actividade no jornal “A Tarde” e em 1982 entrou para a RTP.

Em 1992, foi Director-adjunto de Informação da novel TVI, actualmente, como Coordenador editorial, coordena e apresenta os jornais «Diário da Tarde» e «Edição das 7», do TVI 24.

É o responsável pela área de Televisão do Cenjor e autor de vários livros de comunicação audiovisual.

CCP EDF 2223/98 DCR

JOSÉ CARLOS ARAÚJO

JOSÉ CARLOS ARAÚJO

Entre 1987 e 1997, Locutor/Animador na Rádio Voz de Almada, entre 1994 e 2006 passou pela RTP, TVI, Rádio Capital e RDP-Antena3, na apresentação de programas como “Parque Maior”, “Big Brother Extra”, “Manhãs da 3” entre outros.

Autor e editor da rubrica “As Canções do Milénio”, em 1999, que deu origem a 2 cd’s.

Desde 2009, apresentação e edição de noticiários na TVI24.

Licenciatura em Gestão, pela Universidade Lusíada de Lisboa.

CCP EDF 1691/98 DL

JÚLIO BARULHO

JÚLIO BARULHO

Repórter de imagem na TVI, onde ingressou em Abril de 1999. Desde 2002, integra a equipa de Grande Reportagem.

Trabalhou em cenários de guerra – Paquistão, Iraque, Israel e Afeganistão – e fez várias reportagens políticas e sociais em Portugal e no estrangeiro.

Foi premiado pelos trabalhos “Asas de Ferro”, sobre a paralisia cerebral, “Infância Traficada”, sobre crianças escravas do Lago Volta, Gana, e “O Caminho da Sabedoria”, sobre questões inter-geracionais.

CCP F610590/2013

MIGUEL NUNES GONÇALVES

MIGUEL NUNES GONÇALVES

Formador desde 2007, ministra desde 2012 diversos módulos no Cenjor, nomeadamente “Produção de Informação em Televisão”, “Captação de Imagem” e “Operação de Câmara ENG”.

Começou a trabalhar em Televisão na RTP, em 1990. Saiu em 1992, na fundação da SIC, onde foi Repórter de Imagem e Produtor de Informação.

É freelancer e colabora regularmente com a Medialuso e BTV-Benfica TV como Repórter de Imagem ENG, Operador de Câmara de Estúdio, Operador de Câmara em Exteriores e Controlo de Imagem (CCU).

CCP EDF 447681/2007 DL

PATRÍCIA MATOS

PATRÍCIA MATOS

Apresenta o diário da manhã da TVI, onde trabalha desde 2007. Passou pelo Jornal da Uma do fim de semana e participou no nascimento da TVI24.

Formada em Jornalismo e Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Está a frequentar o mestrado em Ciência Política.

Colabora com o Cenjor desde 2012 nas áreas de Televisão e Comunicação e Interação com os Media.

CCP F602581/2013

PEDRO COSTA

PEDRO COSTA

Produtor executivo, especialista em media e realizador.

A trabalhar em televisão desde 1994, começou na TVI e, a partir de 2001, foi um dos criadores dos canais temáticos da SIC e subdiretor de programas da SIC generalista. Até hoje lançou 10 canais no cabo e na web, nomeadamente, a Benfica TV, a Everything is New TV e a Sporting TV.

Foi diretor da ETIC e fundador da World Academy. Enquanto empresário dedica-se ao desenvolvimento de novos conceitos audiovisuais, formatos de brand entertainment e comunicação 360º.

CCP F669728/2018

RUI ROCHA

RUI ROCHA

Começou na RTP em 1987 e fez parte da equipa que lançou a SIC em 1992.

Como técnico certificado pela Sony para operar o LMS (Library Management System), garantiu, na Continuidade, a emissão dos diversos programas em antena.

Com o arranque da SIC Notícias, em 2001, transitou para a Edição de Imagem, seu campo de eleição.

Tem vários trabalhos premiados, nomeadamente no âmbito de rubricas e programas Grande Reportagem, Perdidos e Achados e Reportagem Especial.

CCP F609030/2013

SUSANA ANDRÉ

SUSANA ANDRÉ

Jornalista da SIC desde 1995. Faz parte da editoria de Internacional e colabora com a Grande Reportagem. Desenvolveu reportagens na Hungria, Venezuela, Jordânia, Israel ou Faixa de Gaza. Foi distinguida com vários prémios de reportagem.

Entre 2005 e 2007 lecionou Géneros Jornalísticos em Ciências da Comunicação da Universidade Independente.

É formadora do Cenjor desde 2006.

Em 2010, publicou “Mitos urbanos e boatos”, editado pela Esfera dos Livros.

CCP EDF 420574/2006 DL

TIAGO BROCHADO

TIAGO BROCHADO

Fez parte do arranque dos canais de televisão: CNL, SIC Notícias, CMTV e BenficaTV.

De 2000 a 2012, foi operador de mistura e Realizador na SIC.

De 2005 a 2013, foi um dos principais Realizadores de eventos desportivos na Sport TV e SIC.

Neste momento, é Coordenador de Realização e Régie da BenficaTV.

CCP F628335/2014

TIAGO LAVADO

TIAGO LAVADO

Coordenador de Pós-Produção Vídeo & Áudio BTV (Benfica TV)

Editor I Criativo I Realizador I Formador

No dia-a-dia da BTV, desde 2010 até hoje, trato da…
– Gestão e formação dos colaboradores da Pós-produção Vídeo e Áudio;
– Coordenação de Edição e Pós-Produção Vídeo (Dalet / Edius) e Áudio (Pro Tools);
– Dos seguintes conteúdos televisivos: Programas de entretenimento, Programas de estúdio (Debate, Informação), Jogos de Futebol (Liga NOS, Ledman liga Pro, Futebol de formação), Jogos de Modalidades, Entrevistas Exclusivas (Presidente, Dirigentes, Treinadores, Jogadores), Eventos (Gala, Empresas), Clips (Institucionais, Futebol e Modalidades), Promoções (Institucionais, Futebol e Modalidades) e Autopromoções (Programas de entretenimento e de estúdio).

Experiência como formador: Cenjor (Princípios técnicos do audiovisual; Iluminação e controlo de imagem – Broadcasting; Realização com multicâmara), Escola Profissional Val do Rio (Desenho Digital e Modelação Tridimensional) e FLAG (formação de Final Cut Pro 6).

CCP F638901/2016

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).