FINALIDADE

Este curso tem como finalidade preparar os formandos para os novos desafios comerciais dos meios de comunicação digitais, nomeadamente enquanto ferramenta de promoção de meios de comunicação digital.
O objetivo é compreender e dominar a conceção, implementação e desenvolvimento do formato de publicidade online da Google.
Os formandos deverão ser capazes de identificar os formatos disponíveis, as métricas associadas e os modos de implementação e controlo, de forma a que sejam capazes de compreender como tirar partido da plataforma Google Ads para a sustentação económica de um projeto de conteúdos jornalísticos.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se preferencialmente a destinatários, de áreas comerciais ou outras, que exerçam ou pensem vir a exercer atividade profissional em meios de comunicação social online, parcial ou totalmente suportados por publicidade. Dá-se preferência a formandos que já tenham frequentado o curso de Introdução à Publicidade Digital.

PROGRAMA

16 H

Introdução ao Ads
O que é e como funciona o Google Ads
Conceitos gerais e principais vantagens
Índice de Qualidade
Classificação do Anúncio
CPC Real
Anatomia de uma conta Ads
Interface do Google Ads (versão web) – Visão geral das funcionalidades
Criação de uma conta
Faturação e outras definições a nível de conta
Objetivos
Definir os objetivos das Campanhas de Ads
Estruturar Campanhas em função dos objetivos
Segmentação
Rede de Pesquisa & Display
Segmentação por palavras-chave
Segmentação Geográfica e por Idioma
Segmentação por dispositivo
Segmentação por horário
Lances e Orçamento
Orçamento de uma campanha de Ads
Orçamento diário e mensal
Tipos de licitação
Anúncios
Os vários formatos de anúncios
Regras, guidelines, políticas editoriais do Adse boas práticas na criação de anúncios
Extensões
Destinos
Escolher a página de destino certa
Boas práticas para uma página de destino eficaz – Qualidade do site
Segmentação para a Rede de Display
Posicionamentos
Lista de Interesses/Tópicos
Remarketing
Segmentação demográfica
Segmentação contextual com Palavras-Chave
Campanhas na Rede de Display
Tamanhos e formatos para anúncios de display
Gerar criativos
Estruturar e implementar a campanha e grupos de anúncios
Planeador da Rede de Display
Otimizar campanhas e Grupos de anúncios
Otimizar anúncios: Keyword Insertion Tool
Otimizar índice de qualidade
Otimizar para conversões
Informações de leilões
Controlo
Análise de Resultados de uma campanha

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
– Compreender a lógica da publicidade em Google;
– Identificar e caracterizar os vários tipos de segmentação possíveis;
– Identificar e caracterizar os elementos que determinam o custo;
– Compreender e saber identificar as principais métricas de análise para otimização.

TAXA DE FREQUÊNCIA

35 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo.
Trabalho prático ao longo do curso.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

16h

TAXA DE FREQUÊNCIA

35€